quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Ex-noiva vai receber indenizada por ter sido traída

A Sétima Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve sentença da comarca de Rio Claro (SP) para condenar um homem a pagar indenização por danos morais à ex-noiva. Ele a teria traído e cancelado o casamento, de acordo com os autos.  
O valor é de aproximadamente R$ 1,8 mil. A autora também pretendia receber indenização por danos morais sob o argumento de que descobriu uma traição cinco meses antes do casamento, motivo do rompimento da relação. A turma julgadora, no entanto, negou o pedido.
O relator do recurso, desembargador Rômolo Russo, ressaltou em seu voto que realmente houve abalo emocional por parte da autora, mas essa sensação não é indenizável no status jurídico.
“Nosso ordenamento não positiva o dever jurídico de fidelidade entre noivos ou namorados. Tal previsão restringe-se ao casamento civil (artigo 1.566, inciso I, do Código Civil). A conduta do apelante, portanto, não configura ato ilícito que acarretasse diretamente indenização por dano moral.”
E também afirma: “É inegável que houvera a quebra abrupta nas expectativas da autora. No entanto, essa decepção, tristeza e sensação de vazio é fato da vida que se restringe à seara exclusiva da quadra moral e, portanto, não ingressa na ciência jurídica. Por isso, mesmo reconhecendo-se certa perturbação na paz da apelada, tal não é indenizável em moeda corrente”.

Nenhum comentário: