quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O caos. E só por causa do tempo errado num semáforo.


Espiem só como é a parada.
A foto acima foi mandada por um leitor do Espaço Aberto.
Mostra a bagunça, o caos, o entravamento na esquina da travessa 14 de Março com a rua Oliveira Belo, no bairro do Umarizal.
A confusão diária fica por conta do sinal da Bernal do couto, que fica fechado muito tempo para a 14 de Março.
E aí?
E aí que, como é de sabença geral, a Semob está entupindo as ruas de Belém de radares.
Hoje mesmo, O LIBERAL destaca que, além da entrada em funcionamento de dois equipamentos, uma na Pedro Álvares Cabral, outro na avenida Centenário, mais quatro começarão a bisbilhotar os assim chamados condutores de veículos até o final de março.
Dos quatro, três vão monitorar o trânsito na avenida Almirante Barroso com as travessas Tavares Bastos, Lomas Valentinas e avenida Júlio César. O quarto funcionará no cruzamento da Augusto Montenegro com a Centenário.
Tudo muito bom, tudo muito bem.
Mas nem só de radares o trânsito de Belém ficará disciplinado, né?
A engenharia de tráfego precisa corrigir coisas como essa que se vê acima.
Do contrário, o caos vai perdurar.

7 comentários:

Anônimo disse...

Esse problema na 14 é com ou sem aulas da Unana, lá na alcindo cacela com a pedro miranda.
Vale acrescentar que na Pedro Miranda, ao lado da Unama, há um sinal de trânsito que, igualmente ao da 14 com a Bernal do Couto, tem tempo vermelho estendido demais, prejudicando o fluxo de descida da Bernal do Couto e, por consequência, o da 14 de Março com a Pedro Miranda, especialmente no horário do fluxo de retorno do trabalho, que inicia visivelmente entre 18h e finda depois das 20h.
Dois agentes, um na bernal do couto com a 14 e outro na pedro miranda no sinal ao lado da Unama resolveriam fácil o problema, claro, é óbvio, se esses semáforos não puderem ter seus tempos alterados automaticamente.
Insisito em dizer que o problema está no tempo desses semáforos, que funcionam com seus tempos fechados tanto pela parte da manhã como pelo início da noite, o que não poderia ocorrer porque no segundo é hora do retorno do trabalho.
Será que a balbúrdia continuará????

Anônimo disse...

Caríssimo Poster, eu peço vênia para discordar de vc. O problema do congestionamento nestas cercanias, é originado na Unama Alcindo cacela, a qual, em razão de manter apenas um de seus portões do estacionamento aberto, gera um enorme congestionamento naquele perímetro, o qual atinge a bernal do couto, a pedro miranda, a alcindo cacela e a oliveira belo. Se a Unama mantivesse aberto o outro portão para entrada e saída dos veículos, daria mais fluidez ao trânsito naquela local. com certeza. Acho que a própria Semob deveria notificar a Unama para que tais medidas fossem tomadas, pois virou um inferno passar por aquele perímetro nesse horário.

Anônimo disse...

sem contar que acabaram a "onda verde" em toda gentil bittencourt

Anônimo disse...

Anônimo das 10:19,

Discordo.
O problema está no semáforo instalado ao lado da Unama e lhe desafio provar o contrário, mesmo o portão sendo daquele lado.
Inclusive, se o problema for fila duplo que os agentes estejam lá para disciplinar e se for o caso aplicar a lei. O que não pode é haver omissão, como a que ocorreu ontem. Uma estultice generalizada, em que não se viu um agente de trânsito!

Por outro modo, a 14 de março é engarrafada mesmo antes das voltas as aulas da Unama.

Basta um pouco de bom senso pra ver que a 14 engarrafa TODOS OS DIAS no horário de volta ao trabalho porque o sinal da Bernal do Couto fica MUITO tempo FECHADO PARA 14 DE MARÇO. Aumentar em 40 segundos o sinal aberto pra 14 na Ferreira Pena resolveria em grande parte.
Seria mais humilde a autarquia reconhecer o equívoco e providenciar logo a melhora naquele local. Mas parece que dói fazer isso???!!!

E ainda tem o sinal da Oliveira Belo com a Generalíssimo, que faz engarrafar a Oliveira Belo sem qualquer nescessidade, piorando o trânsito na 14 de março, via na qual causa reflexos. E olha que esse quarteirão da oliveira belo tem 250m!
Mas não duvido que tudo fique como está.


Anônimo disse...

A imagem é clara. Dá pra ver a 14 de março sem engarrafamentos depois da Bernal do Couto. Que prova maior que essa??

Anônimo disse...

Blog,
Ontem, o mesmo CAOS.
SEMOB e imobilidade combinam. E muito.
Quando se começa a sentir saudades do governo anterior pode-se medir como o atual está.
Uma bomba!

Anônimo disse...

14 de março com mesmo problema ontem, 02/03. Nenhum agente para soltar mais o sinal da esquina com a Bernal do Couto.
Lamentável a atitude da prefeitura, que insiste em fazer valer um erro diário que atinge milhares de pessoas na volta pra casa.