sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

TRT espera 10 mil na marcha contra o trabalho infantil



O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e o Tribunal de Justiça do Estado do Pará esperam reunir pelo menos 10 mil pessoas, neste domingo, na Marcha de Belém Contra o Trabalho Infantil, que pretende mobilizar a sociedade e promover a conscientização sobre a necessidade de erradicação do trabalho de menores.
A concentração ocorrerá às 8h, na Escadinha da Estação das Docas, de onde sairá às 8h30 seguindo até a Praça da República. Confirmaram presença várias autoridades, como o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Lélio Bentes.
A marcha contará ainda com a presença do Arraial do Pavulagem, Crias do Curro Velho e de Mariana Belém, filha de Fafá. O evento é uma das ações da Campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil, desenvolvida em âmbito regional pelo Tribunal do Trabalho. A atriz paraense Dira Paes é uma das que se engajaram na campanha. Vejam, acima, o vídeo mandado para o Espaço Aberto.
Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD) 2013 mostra quem, no Pará, a população entre 5 e 17 anos é de 2.080.042 pessoas, das quais 197.638 (ou 9,5%) encontram-se em situação de trabalho infantil.
A presença de crianças e adolescentes no trabalho é maior em Belém, onde estão 54% dos trabalhadores infantis, sendo a maioria do sexo masculino, enquanto 46% estão no meio rural. Outro dado que chama atenção é o quantitativo de crianças que estão trabalhando sem remuneração, que chega a mais de 42% no Pará.

Nenhum comentário: