quinta-feira, 26 de março de 2015

Deputado aponta saídas para evitar sonegação

O desmatamento na Amazônia voltou a ser tema de discussão na Câmara nesta terça-feira, desta vez na Frente Parlamentar Ambientalista. O tema já havia sido debatido ontem em audiência pública. O deputado Edmilson Rodrigues participou destes debates e, nesta quarta (25) sugeriu a criação de uma comissão voltada para análise e cobrança de tributação referente à exploração de madeiras.

Essa é uma sugestão do deputado para a grave situação relatada pelo Imazon, que indica que sequer 1% das multas aplicadas pelo Ibama no Pará são pagas. Há empresas que já foram multadas dezenas de vezes e nunca pagaram. O deputado Edmilson Rodrigues lembrou, por exemplo, da prisão de Ezequiel Castanho neste ano, um dos maiores devastadores da floresta na região da Amazônia. De acordo com a Polícia Federal, ele deve cerca de R$30 milhões em multas ao Ibama.

Enquanto prefeito de Belém, Edmilson aplicou essa experiência e foi bem sucedida. “Como nunca se pune, ninguém paga as multas. Essa é uma atividade que nós, parlamentares do Congresso, podemos ajudar”.

O coordenador da campanha Amazônia, do Greenpeace Brasil, Márcio Astrini, indicou a importância do envolvimento dos parlamentares também no debate da questão da crise hídrica. “É o momento de reforçarmos a necessidade de não se desmatar mais e contamos com deputados como Edmilson Rodrigues”, pontuou. Para o coordenador, essa é uma tarefa urgente neste momento crítico ambiental e quando, até mesmo a Embrapa, já afirmou que as terras devastadas hoje são suficientes para a produção e crescimento da agricultura no Brasil, o que reforça que não há alguma necessidade de mais desmatamentos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: