quarta-feira, 4 de março de 2015

Divulgar os nomes dos investigados é o melhor caminho?

Cunha e Renan Calheiros (ao centro): em marcha batida rumo à verdade sobre seus envolvimentos no petrolão
Sabem de uma coisa?
Tão fundamental quanto conhecermos os nomes de excelências que figuram nos 28 inquéritos remetidos ao Supremo Tribunal Federal pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, é sabermos como se posicionará o ministro-relator, Teori Zavascki em relação aos pedidos de quebra de sigilo para que todos sejam identificados ainda no curso dos procedimentos investigatórios.
Porque estaremos, vale destacar, diante de uma investigação, não é? Estaremos diante de apurações preliminares sobre indícios que o Ministério Público concluiu serem suficientes para que se aprofundem as investigações acerca de condutas delatadas formalmente em primeira instância, na Justiça Federal do Paraná, por envolvidos no escândalo do petrolão.
E aí?
E aí que investigação é investigação, denúncia (ação penal) é denúncia. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Está bem que, em sã consciência, ninguém é capaz de colocar a mão no fogo - ou nem sequer o dedo mindinho - pelos personagens até aqui apontados como figurantes cativos da lista de Janot, como é o caso de Suas Excelências os peemedebistas Renan Calheiros e Eduardo Cunha, o primeiro presidente do Senado, o outro presidente da Câmara e terceiro na linha sucessória da presidente da República.
Mas o fato de ninguém colocar a mão no fogo por eles não significa que seja o melhor caminho expor esse povo todo à execração porque estão sendo investigados. E se, ao final das apurações, restar provado que não havia nem sequer elementos mínimos e suficientes para oferecer uma denúncia, uma ação de improbidade ou outra de qualquer natureza?
Mas essa parada, claro, é com o ministro Zavascki. A ele caberá indicar, caso e caso, quem deve ter o sigilo investigatório quebrado e, portanto, os nomes divulgados.
Enquanto isso, Renan e Cunha, os únicos, até agora, apontados como nomes certos na lista de Janot, vão operando no varejo e exibindo, indisfarçavelmente, as suas indignações e irritações contra o Palácio do Planalto por não tê-los livrado desse constrangimento.
É grave, gravíssimo, que os dirigentes das duas principais casas legislativas da República estejam sob suspeita de participação em esquemas como esse bilionário do petrolão.
Torçamos para que as instituições sejam sólidas o suficiente para suportar investigações isentas, capazes de absolver os inocentes e punir os culpados, seja compelindo-os a devolver o que surrupiaram, seja segregando-os, se necessário, no interior de uma cadeia pública para que desçam de seus pedestais e comprovem que a lei vale para todos, e não apenas para alguns.

4 comentários:

Anônimo disse...

Levando em conta que "tudo é culpa do FHC"...muitos "santos e cumpanherus" serão excluídos da Lista de Janot.
À ver.

Anônimo disse...

Bom dia, Paulo e equipe Espaço Aberto.
Quero informá-los que o prefeito de Parauapebas foi afastado ontem, 03/02, por 180 dias, pela Câmara Municipal. As denúncias feitas e fartamente comprovadas contra o prefeito vão desde terreno estrategicamente comprado por um doador de campanha, em JANEIRO DE 2013, POR R$ 100.000,00 (CEM MIL) REAIS, e VENDIDO EM DEZEMBRO DO MESMO ANO, para a PREFEITURA DE PARAUAPEBAS (MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS) PELO VALOR DE R$ 15.450.000,00 (QUINZE MILHÕES E QUATROCENTOS E CINQUENTA MIL) REAIS, até compra milionária de livros de ensino médio, onde o Município não tem qualquer responsabilidade de investimento numa área que é de competência do Governo do Estado, inacreditável. Existe um blog em Parauapebas bastante esclarecedor de todos os fatos que é o Sol do Carajás (http://soldocarajas.blogspot.com.br/).
Espaço, eu duvido que vocês tenham visto, mesmo com toda experiência de vocês, algo tão estarrecedor como o que está ocorrendo em Parauapebas. Confiram no blog acime e depois, por favor, nos ajudem a compartilhar com as autoridades da capital com a super audiência de vocês divulgando algumas das barbaridades que ocorrem naquela pobre rica cidade.
Parauapebas amanheceu livre.
Desde já, muito obrigado.
Marcos Silva.

Anônimo disse...

Esse sigilo é uma excrecência!

Poster disse...

Grato pela informação, Marcos.
Divulgarei daqui a pouco, aqui no blog.
Abs.