quarta-feira, 18 de março de 2015

Edmilson reitera pedido de punição a grupo de extermínio

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) reiterou, junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA), a preocupação com que seja agilizado o julgamento dos acusados de pertencerem ao grupo de extermínio com forte atuação em Igarapé-Miri. O ex-prefeito de Igarapé-Miri, Ailson Santa Maria do Amaral, o "Pé de Boto", é acusado de comandar o grupo.
Os juízes Lúcio Guerreiro e Ana Angélica Olegário informaram a Edmilson que mais quatro magistrados alegaram suspeição para não presidir o processo criminal a que responde Pé de Boto. A recusa foi dada pelo juiz titular de Igarapé-Miri, alegando motivo de segurança; seguido do juiz titular de Moju, que sustentou ter advogado certa vez para um dos envolvidos, antes de entrar para a carreira de magistrado; e também os juízes das duas varas de Tailândia. Por esse motivo, Guerreiro informou que o processo deve retornar à Vara de Crime Organizado, onde os autos já foram devolvidos por tratarem de crimes de homicídio. Segundo ele, o TJE analisa a proposta do Ministério Público do Estado para que seja constituído um conselho secreto de magistrados para julgar o caso a fim de garantir a segurança dos julgadores. 
Também são réus no processo, o irmão do ex-prefeito, o ex-secretário municipal da gestão de Pé de Boto e os filhos deste último, assim como policiais civis e militares. Eles foram presos em 16 de setembro do ano passado, mas liberados em 7 de outubro.
Edmilson foi autor da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que confirmou a atuação de grupos de extermínio no Pará, na Assembleia Legislativa do Estado. Ele ressaltou que, após o prefeito e os demais réus terem sido soltos, as pessoas que testemunharam à Justiça e à CPI voltaram a ser ameaçadas. Alguns destes, já sobreviveram a atentados. 
Edmilson, em recente audiência com a secretária nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, ministra Ideli Salvatti, em Brasília, recebeu a promessa de que o programa federal de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas será retomado no Pará, ainda este mês. O deputado também busca dialogar com o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, para pleitear investimentos à Segurança Pública do Pará.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: