segunda-feira, 4 de maio de 2015

Salomão Larêdo lança livro sobre casamento homoafetivo



No interior da Amazônia, durante a década de 1960, quando o país está sob o poder dos militares, dois homens decidem se casar e para isso recorrem ao universo mítico das crenças da região. Este é o mote do livro “Olho de Boto - Um Romance Homo(ama)zônico”, do escritor paraense Salomão Larêdo, que será lançado nesta quarta-fera, 6 de maio, a partir das 17h, na livraria da Fox, em Belém. A entrada é gratuita.
Com o selo da Editora Empíreo, o livro é a 40ª obra do autor, que se inspirou em fatos reais para construir a narrativa ficcional – descrita por Salomão como fantástica. A história se passa no vilarejo de Inacha, localizado na comunidade de Juaba, no município de Cametá, no nordeste do Pará. Inajá e Inajacy, o casal protagonista, pedem a um pajé que transforme um deles em mulher para que possam efetivar a união matrimonial.
“O romance é cheio de situações escabrosas, inventadas ou superestimadas. Trago as metáforas e as polifonias do ser humano que habita a floresta, a natureza, a vida num manancial de águas, de riqueza de todos os reinos: vegetal, animal e mineral. O livro tem muitos personagens que circulam em meio a uma enorme variedade de temas e situações peculiares e características na sociedade humana que deve ter o compromisso de descontruir desigualdades e injustiças”, explica.
A obra busca um amparo aos casais homoafetivos e é uma postura política do escritor. Por esse motivo, com seu posicionamento de defesa em relação às minorias oprimidas, que são quase sempre personagens principais de suas publicações, “Olho de Boto” incita o amor, a compreensão, o respeito. O texto procura mostrar o direito à liberdade que todo ser humano deve ter, para decidir sobre sua própria vida e trilhar suas escolhas.
“Este novo romance aborda não apenas o tema da homoafetividade, mas todas as nossas questões sócio-políticas, de tudo que precisamos saber, discutir, estudar e nos posicionar como cidadãos culturais, cidadãos sexuais, democráticos, como leitor que pensa, que tem senso crítico, consciência política, que  não é intolerante, intransigente, que sabe e procura   amar o outro, respeitar o outro, que é preocupado com o bem comum, com a igualdade como bem coletivo”, defende Salomão.

Sinopse “Olho De Boto” - Um Romance Homo(ama)zônico
Inacha é um povoado pacato e ordeiro da floresta amazônica, onde ninguém contesta o poder do regime militar recentemente implantado no Brasil. Porém, tudo muda quando um acontecimento grandioso é agendado: dois homens decidem se casar, décadas antes do mundo discutir os relacionamentos homoafetivos. Inspirado em fatos reais, Salomão Larêdo apresenta um romance contestador, que deseja disseminar o amor livre por todos os lugares e criticar a incompreensão e a violência comuns numa terra tão afastada da civilização.
O romance nos romances contém muitas passagens, histórias, numa narrativa em que os personagens vivem situações as mais inusitadas e difíceis para conseguir realizar o sonho de contrair núpcias em que os pajés são convocados para realizar a metamorfose e transformar em mulher a noiva que, junto com o noivo passam por inúmeras dificuldades, incitamentos, provações e provocações dos curiosos que enchem as ruas do lugar para prosseguir no sarro, na gozação meio escárnio homofóbico coletivo ao casal submetido ao vexatório e incômodo exame médico comprovativo do gênero.

Sobre o autor
Salomão Larêdo nasceu na Vila do Carmo, município de Cametá, no Pará, região Amazônica, na madrugada do dia 23 de abril de 1949. É autor de diversas obras, incluindo romances, contos e poesias. Com seu estilo, o paraense envolve o leitor no imaginário amazônico, revelando todas as suas belezas e idiossincrasias. “Olho de boto” é a quadragésima obra publicada pelo autor, que já recebeu prêmios por todo o país, incluindo o Monteiro Lobato da União Brasileira de Escritores, pelo livro “Sarrabulho”.

Editora Empíreo – Uma editora de livros apaixonantes
Editora brasileira de literatura: romance, poesia, fantasia, não-ficção, música, quadrinhos e tudo o que for apaixonante, com sede em São Paulo. Tem a missão de publicar literatura de qualidade e rica em cultura que edifique seus leitores usando os mais variados temas e formatos. O nome faz referência à palavra latim Empyreus, uma adaptação do grego antigo, “dentro ou sobre o fogo (pyr)”, Empíreo é o mais alto dos céus, o local reservado para as divindades e para a perfeição.

SERVIÇO
Lançamento do Livro “Olho de Boto - Um Romance Homo(ama)zônico”, do escritor paraense Salomão Larêdo, será no dia 6 de maio, às 17h, na livraria da Fox (Travessa Dr. Moraes, 584 – Batista Campos), em Belém. A entrada é gratuita. Informações: (91) 4008-0007 /(11) 2309-2358 / (11) 97687-9696 / filipe@editoraempireo.com.br. Valor: R$ 39,90.

Nenhum comentário: