terça-feira, 2 de junho de 2015

Varas de Marabá passam a atuar com o Processo Judicial Eletrônico

Do CNJ

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região implantou, na semana passada (25/5), o sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas quatro varas trabalhistas de Marabá. Desenvolvido mediante parceria inédita entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho e diversos Tribunais brasileiros, o PJe-JT é um sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais que permite aos magistrados, advogados e demais participantes da relação processual a prática de todos os atos diretamente no sistema, assim como o acompanhamento do processo durante todas as suas fases, via internet.
Com a implantação da ferramenta, todas as varas trabalhistas do Fórum de Marabá passarão a tramitar pelo PJe-JT. Isso significa que as novas ações já poderão se beneficiar do sistema, garantindo, principalmente, agilidade às ações.

Capacitação
Para uso do sistema, o TRT da 8ª Região realiza uma série de cursos de capacitação para todos os públicos que passarão a usar o sistema, começando pelo seu corpo de servidores e magistrados. Os cursos também são oferecidos pelo Tribunal para advogados, procuradores do Trabalho e do Estado, além de estudantes que atuam na tomada de reclamação.
A pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o TRT da 8ª Região adiou a implantação do sistema PJe em Altamira em um mês, garantindo assim um tempo mais amplo para capacitação dos advogados, além de seus servidores e magistrados.

Cronograma
Com a última implantação ocorrida em 2013, o sistema de PJe já é uma realidade em todas as Varas do Trabalho de Belém e Macapá, além de Castanhal e Ananindeua, as primeiras a receber o sistema. Com a implantação em Marabá, já são 34 das 53 Varas do Trabalho da JT da 8ª Região funcionando no PJe.
A próxima a receber o sistema será a Vara do Trabalho de Altamira, em 18 de junho, seguida de Paragominas, no dia 22. As Varas de Santa Isabel e Santarém receberão o PJe no próximo semestre.

Nenhum comentário: