quarta-feira, 15 de julho de 2015

Um livro fantástico de uma autora fantástica sobre uma mulher fantástica


Um livro fantástico de uma autora fantástica sobre uma mulher fantástica. Uma mulher que, inacreditavelmente, superou todo tipo de barreiras - culturais, étnicas, ideológicas e políticas - para se transformar na timoneira de uma China que ainda precisava aspirar a horizontes que a arrancassem de estruturas medievais.
É assim que se pode resumir "A Imperatriz de Ferro", de Jung Chang, também coautora da biografia "Mao: a história desconhecida".
Não por acaso, a obra traz como subtítulo "A Concubina que Criou a China Moderna", o que já mostra a dimensão e a saga de um mulher que, apenas aos 16 anos, foi escolhida para ser uma das concubinas do imperador, mas assumiu o trono com sua morte e passou a ser a única líder da China após armar um golpe contra os regentes indicados pelo marido.
Cixi enfrentou seríssimos obstáculos, mas apostou em investimentos na indústria, em ferrovias, na eletricidade e novos armamentos. Ao mesmo tempo, aboliu torturas milenares e foi a grande responsável pelo reconhecimento dos direitos das mulheres.
Quem ainda não leu, corra para ler.
O Espaço Aberto recomenda.

Nenhum comentário: