quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Andy Warhol em Paris. Vale a pena visitar.





Andy Warhol prenunciou um dia, ainda naqueles agitados anos 1960, que "um dia todos terão os seus 15 minutos de fama".
Ele não previa que teríamos essas redes sociais todas, escoadouros de vaidades, exibicionismos em seu estado mais agudo e celebrizante, estimulando as pessoas a tentarem a todo momento dispor não apenas de 15 minutos, mas de milhões de minutos de fama.
Mais do que isso, Andy Warhol não previa que ele próprio alimentaria uma fama capaz de eternizar sua obra por gerações e gerações. Desde que o artista morreu, em 1987, sua obra atravessa os tempos como uma das referências da pop art produzida com a ousadia de quem, além de empresário, foi cineasta, designer gráfico, cineasta e pintor.
Parte da obra de Andy Wahrol pode ser vista numa ótima exposição que começou no último dia 2 de outubro e ficará até fevereiro de 2015, no Museu de Arte Moderna de Paris; Quem visitar a capital francesa nesse período, agende essa programação imperdível.
O poster foi lá, nesta terça-feira (6), conferiu e fez as fotos que acompanham esta postagem.
A exposição não é grande. Não tem muitas peças. Mas mostra o essencial do trabalho de Warhol.
Com base em fotografias da imprensa, eleva trabalhava em representações de acidentes rodoviários, de cenas de hospital e de tumultos raciais. Uma das mais famosas representações, a da cadeira elétrica, tendo como pano de fundo os wallpapers "As Vacas" (1966), outro dos trabalhos mais celebrizados do artista americano.
Também é destaque na exposição a Campbell's Soup, conhecida como 32 latas de sopa Campbell, obra de arte produzida em 1962 que consiste em em 32 quadros, cada um com 50,8 cm de altura por 40,6 cm de largura, com a pintura de uma lata de sopa Campbell - cada uma das variedades de sopa enlatada que a companhia oferecia naquela época.
Impressiona os visitantes os chamados screen tests, série de retratos do cinema mudo em que Andy Wahrol convidou amigos, estrelas ou pessoas que se imaginavam com "potencial de estrela" para se exporem, com feições imutáveis, durante 4 minutos, enquanto ele filmava e fotograva em sequência. As reações - às vezes imperceptíveis - dos escolhidos tem um efeito bem interessante.
Muitos dos screen tests foram dispostos em diferentes compilações como 13 mulheres mais bonitas, 13 rapazes mais bonitos, 50 personalidades etc., tudo com a intenção de agradar determinados públicos a quem Warhol estava exibindo sua arte.
Você aí, que ainda está em Paris ou estará lá até fevereiro de 2016, não perca essa exposição.
O Museu de Arte Moderna fica na avenida Presidente Wilson nº 11 (veja aqui), bem pertinho da Torre Eiffel.

Nenhum comentário: