terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Comissão da Verdade já ouviu 320 índios e camponeses


A Comissão da Verdade do Pará recebe a imprensa nesta terça-feira, às 10h, na Assembleia Legislativa, para entrevista coletiva em que informará sobre o andamento dos trabalhos. Só na Caravana ao Sul do Pará, que se encerrou na semana passada, houve 320 oitivas de índios e camponeses.
Nos próximos dias 10 e 11, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça estará em Belém para a 92ª Caravana da Anistia, em parceria com a Comissão da Verdade do Pará, OAB Pará, Direitos Humanos Alepa, governo do Estado e UFPA. Haverá sessões públicas de julgamento de requerimentos de anistia política, oficinas pedagógicas em escolas, homenagens a ex-perseguidos políticos do Pará e exibição de filmes sobre a temática.
Além do aspecto indenizatório, trata-se de política pública de educação em direitos humanos, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a memória política brasileira, em especial a Guerrilha do Araguaia. Haverá ato público em frente à Casa das Onze Janelas, ex-centro de detenção durante a ditadura, e será lançado o projeto “Caminhos da Resistência”, que propõe uma reflexão sobre o papel a ser exercido pelo Estado no avanço e na efetivação das garantias consolidadas pela Declaração dos Direitos Humanos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: