segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Maioria é contra reduzir horário de funcionamento de bares





Pesquisa do Doxa revela que a maioria da população de Belém, exatos 50,9%, é contrária à recente proposta formulada pelo Ministério Público do Estado, para que seja reduzido o horário do funcionamento de bares na Região Metropolitana como forma de reduzir os níveis de criminalidade. E nada menos de 69,5% consideram que o governo do Estado vem sendo ruim/péssimo no combate à violência.
O levantamento, feito de 2 a 4 deste mês, ouviu 600 pessoas apenas no município de Belém e tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Apenas 14,6% dos entrevistas avaliam que a proposta do MPE, se realmente for implementada, haverá de reduzir a violência, enquanto 68,6% disseram que não acreditar nessa possibilidade.
A Doxa aferiu que as principais causas da violência, na opinião dos entrevistados, são o tráfico/drogas (35,0%), a "lei que protege os menores infratores" (30,4%) e a falta de policiamento (18,6%), além da falta de políticas públicas para a juventude. A ingestão de bebida alcoólica não tem peso relevante na aferição sobre as causas da criminalidade.
A Doxa avaliou ainda o envolvimento dos entrevistados com a violência através da pergunta: "Você ou alguém da sua família (pai/mãe/irmãos/companheiro(a)/filhos) já se envolveu em algum tipo de violência em bares/restaurantes/casas noturnas ou ruas) aqui em Belém?".
O resultado mostra que 81% dos belenenses já se envolveram em algum tipo de violência. Em função do objetivo do estudo, a pesquisa detalhou esse envolvimento: 56,1% se envolveram em assalto na via pública; 11,6% se envolveram em casas noturnas; 8,5% no trânsito.

Um comentário:

Anônimo disse...

A causa da violência não é nenhuma dessas, mas sim baixa qualidade e corrupção do policial.
Enquanto isso não for leva a sério e acharmos que a violência urbana é culpa de alcoolismo, menor infrator, tráfico, isto não vai mudar.
Se bebida alcoólica e drogas fossem causas de violência, Alemanha, Irlanda e Holanda seriam os países mais violentos do mundo.