terça-feira, 14 de junho de 2016

São Francisco, clube eleito do meu coração


Olhem só essa foto.
É o São Francisco, o Leão azul santareno, o time pelo qual este repórter caiu de amores e paixões eternos desde que tinha sete, oito anos, ainda "criança pequena" na Pérola do Tapajós.
Aparecem aí: Guajará, Helvécio, Dias Queixura, Marcial, Pão Doce e Acari (em pé); Carlitinho, Cristovam Sena, Ataualpa, Antônio José e Navarrinho (agachados).
A foto, mostrando o time que em 1968 derrotou o Madureira do Rio por 2 a 1, foi pinçada de uma crônica ótima que o próprio Cristovam Sena escreveu no Blog do Jeso (leia aqui a íntegra: http://goo.gl/2zg3Dl), abordando também o início da prática do futebol em Santarém.
Desse time aí, tive a ventura de ver vários jogarem, como o próprio Navarrinho. Era um craque. Baixinho, não tinha mais de 1,65 de altura. Mas dava "guizas" em zagueiros que era uma maravilha. Era extasiante, mas também engraçado, vermos Navarrinho, um ponta esquerda genuíno, entortando zagueirões e passando praticamente por baixo das pernas deles com bola e tudo.
Hoje, diz Cristovam, Wilson Navarro tem 69 anos e está, benza Deus, com a memória a mil, relembrando-se com detalhes de fatos dos tempos gloriosos do Leão nas décadas de 1960 e 1970.
Antonio Carlos, o Pão Doce, também era um craque. Volante, formaria depois a dupla Pão Doce e Da Silva, do time do Leão que se tornou tricampeão santareno e tinha ainda, em seu elenco, Cabecinha e Jeremias, depois contratados pelo Remo. Pão Doce, bancário do Banco da Amazônia, também era um craque em matemática. Com ele, este repórter chegou a ter aulas de reforço. E aprendeu, direitinho, que dois e dois são quatro e nove veze seis, ora bolas, são 54. Hehe.
Acari dispensa apresentações: era lateral-esquerdo dos melhores e veio para a Tuna, pela qual, se não estou enganado, chegou a ser campeão.
Lembro-me vagamente de ter visto Cristovam Sena jogar, mas sei que também era um craque, assim como Ataualpa.
"São Francisco valente de guerra / clube eleito do meu coração / porque teu destemor não se encerra / nos estádios te chamam Leão".
A crônica de Cristovam também nos faz evocar esses trechos do hino do São Francisco, com letra e música de Emir Bemerguy, tido do repórter, que partiu para a eternidade em novembro de 2012 (vejam aqui:http://goo.gl/lB5CiK).
Grato, Cristovam, por sua crônica nos recordar tantas coisas boas.

2 comentários:

Anônimo disse...

PB o Chico é leão antes ou depois do Remo? E qual o ano de fundação?

Poster disse...

É mais novo que o Remo, Anônimo.
Tem 87 anos.
Foi fundado em 1929.
Veja aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Francisco_Futebol_Clube_(Santar%C3%A9m)
Abs.