quarta-feira, 15 de junho de 2016

Tite cometerá um grande erro se aceitar ser técnico da seleção


Então é isso.
Dunga, aquele que foi técnico sem nunca ter sido, acabou dispensado do comando técnico da seleção brasileira.
A CBF quer Tite, treinador do Corinthians, que na noite desta terça-feira (14) passou quase três horas reunido com Marco Polo Del Nero.
Ficou de responder hoje.
Se disser que aceita ser o substituto de Dunga, Tite estará cometendo uma das maiores besteiras de sua vida.
Ele sabe, todos sabemos, que o grande problema do futebol brasileiro não está dentro de campo, mas fora dele.
Uma das caras do futebol brasileiro é esse Del Nero, com quem Tite conversou longamente.
Aliás, leiam o manifesto abaixo.
Ele foi divulgado em dezembro do ano passado.
Traça um painel perfeito do futebol brasileiro fora de campo.
Sabem quem o assinou?
O movimento Bom Senso FC, com o apoio de mais cerca de 130 personalidades.
Sabem quais, dentre outras, as personalidades que assinaram o manifesto?
Pelé, Zico, Paulo Autuori, Rogério Ceni, Alex e, por último mas não menos importante, Tite.
Com que cara Tite vai se apresentar como treinador da seleção, se continua preservada e intacta a mesma estrutura que ele próprio condenou há cerca de seis meses?
Tite assinou uma afirmação como esta: "A crise de corrupção é a face mais visível de um profundo problema estrutural, que travou o desenvolvimento do futebol brasileiro em todas as suas dimensões."
Perfeito.
E agora, como é que vai conviver com essa cambada toda que enlameia o futebol brasileiro?
Leiam o manifesto.

---------------------------------------------------------------------

"A Confederação Brasileira de Futebol vive a maior crise de sua história. Seus últimos três presidentes são réus em investigação policial internacional por fraude na CBF e na FIFA. José Maria Marin está preso desde maio, Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero estão indiciados pela Justiça dos EUA desde o dia 3 de dezembro.

Compreendemos que a sucessão determinada por um estatuto viciado, que foi arquitetado e aperfeiçoado para a manutenção do poder nas mãos dessa mesma linhagem, é ilegítima e imoral.

Exigimos a renúncia definitiva de Marco Polo Del Nero e sua diretoria, seguida da convocação de eleições livres e democráticas para o comando da CBF, sem a atual cláusula de barreira, mecanismo que impede a aparição de posições independentes ao sistema vigente, pois exige oito assinaturas de federações e mais cinco de clubes para candidaturas.

A crise de corrupção é a face mais visível de um profundo problema estrutural, que travou o desenvolvimento do futebol brasileiro em todas as suas dimensões.

Conclamamos a Procuradoria Geral da República, a Polícia Federal e a Receita Federal a não deixar impunes quem corrompeu ou quer continuar a corromper o futebol pentacampeão mundial.

Aos clubes e federações, pedimos que se paute e vote a alteração de pontos estatutários necessários para a democratização e desenvolvimento de nossa maior paixão, inexorável e sem volta.

De nossa parte, signatários deste manifesto, acreditamos que, caso as mudanças sejam iniciadas, os novos mandatários da CBF, juntamente com os muitos personagens capacitados e honrados da comunidade do futebol saberão criar as condições para a reconstrução da credibilidade, confiança e retomada do protagonismo esportivo do futebol brasileiro, de seus jogadores, da alegria do jogo e, principalmente, dos torcedores."

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que deveríamos contratar um estrangeiro, com perfil de Barcelona. Precisamos voltar para o banco da escola. Chega de malhar em ferro frio.

Anônimo disse...

Pra quem trabalhou com Kia e Andres, Marco Polo é um detalhe.