sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Empresários apresentam em Brasília projeto de siderúrgica em Marabá

Após várias reuniões e avanços com as equipes do Governo do Pará, empresários da Cevital se reuniram nesta terça-feira, 8, com o presidente da República, Michel Temer, em Brasília, para apresentar o projeto de implantação de uma indústria siderúrgica na cidade de Marabá, sudeste paraense.
O encontro foi destaque em sites de notícias nacionais. Em entrevista ao Portal Planalto, o diretor executivo da Cevital, Issad Rebrab, ressaltou que nenhum país da América Latina possui uma produção dessa especificidade. "Nós pretendemos fazer uma transferência de tecnologia para a produção em Marabá, no Brasil”. O investimento estimado é R$ 4,5 bilhões.
Há meses, Governo e Cevital negociam a implantação dessa siderúrgica em Marabá. Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Adnan Demachki, avalia que cada passo é importante no processo e tem articulado o esforço coletivo do Estado como contrapartida ao interesse da Cevital em construir e gerir o funcionamento do empreendimento.
O Estado tem mostrado ampla transparência no processo, e há meses já vem trabalhando paa criar um ambiente favorável à chegada do empreendimento argelino.
Em março deste ano, o Estado firmou um protocolo de intenções com a Vale, em que a empresa se comprometeu com iniciativas como fornecer o minério de ferro, com preços competitivos, a fim de contribuir para a construção de um Complexo Industrial Siderúrgico no sudeste paraense.
Atualmente, o Executivo paraense se empenha em viabilizar a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Marabá; analisa incentivos fiscais; licenciamentos ambientais e a resolução judicial das áreas disponíveis para o empreendimento.
“O papel do Estado é criar as condições físicas, jurídicas e de logística para que haja atratividade da região de Marabá para a implantação da indústria, pois a empresa deverá ter competitividade para fazer frente junto às siderúrgicas chinesas’’, frisou.
Demachki ainda observou que não só a região de Marabá, mas todo o Pará poderá ganhar com a chegada da usina, caso o projeto tenha êxito. “Estamos nos comprometendo, mais uma vez, com as demandas que nos exigem tempo, energia, dinheiro e muito diálogo, entre nós da administração pública e até com outras esferas administrativas”, acrescentou Adnan.
O complexo siderúrgico destinará a produção de trilhos para a América Latina, além de outros produtos derivados do aço, que serão enviados aos mercados europeu e africano por meio de unidades do grupo na Itália e na Argélia.
O projeto apresentado ao presidente Temer prevê a geração de 20 mil empregos durante a construção da fábrica. A partir do momento que estiver pronta e funcionando, seriam 2,6 mil empregos diretos e milhares de empregos indiretos na região de Marabá.
A presença dos representantes da Cevital em Brasília mostra o interesse do Grupo na busca de apoio das autoridades federais ao projeto. A Cevital, gigante do agronegócio na Argélia, já possui uma siderúrgica na região da Toscana, na Itália.
Em maio de 2015, o governador Simão Jatene na companhia de Adnan Demachki e outros secretários estaduais visitaram o Complexo Agroindustrial da Cevital, em Bejaia, na Argélia, ocasião em que Jatene convidou a empresa a se implantar em Marabá, a partir de sua experiência bem-sucedida na Itália.


Fonte: Ascom/Sedeme

Nenhum comentário: