sexta-feira, 19 de maio de 2017

Morre Dica Frazão, uma das maiores expressões da cultura santarena


Artesã, modista e estilista Raimunda Rodrigues Frazão, a Dica Frazão, faleceu nesta sexta-feira (19), em Santarém, aos 96 anos de idade, após dias internada em um hospital da cidade. O corpo está sendo velado na Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o sepultamento ocorrerá neste sábado (20), no cemitério de Nossa Senhora dos Mártires.
Uma das maiores expressões da cultura santarena e do oeste do Pará, Dica Frazão, que nasceu em Capanema e chegou a Santarém ainda jovem, projetou no mundo inteiro o nome da arte da Pérola do Tapajós. Criações suas chegaram a ser presenteadas a personalidades com a rainha Fabíola, da Bélgica, o Papa João Paulo II e o presidente Juscelino Kubitschek, entre outros.
“Os trabalhos de arte saídos de seu atelier, instalado em seu próprio lar, são alvo de admiração, pelo seu apuro artístico e esmerado acabamento. Rejeita insinuações para a montagem de uma ‘indústria’ em grande escala; prefere trabalhar com amor, como sempre diz, dentro das tradições do artesanato, pois assim as suas criações são mais valorizadas artisticamente, embora menos rendosas monetariamente, dado o pequeno volume de produção”, escreveu o desembargador Vicente Fonseca, num artigo publicado na revista do Programa da Festa de Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira de Santarém, em 2010.
Para ler a íntegra do artigo, leia aqui.

Nenhum comentário: