quarta-feira, 6 de setembro de 2017

A realidade da corrupção imita a piada de salão


Sabem de uma coisa?
No Brasil, a realidade da corrupção imita a piada implausível.
Ou vice-versa.
Leitor antigo do Espaço Aberto contou ao repórter, há vários anos, a história de que político do Pará tinha roubado tanto, mas tanto, que comprou um apartamento inteirinho, aqui em Belém, só pra guardar o dinheiro desviado.
E dizia-se que o apartamento estava tão entupido de dinheiro que a porta de entrada tinha mola. É que o sujeito empurrava a porta com toda a força pra dentro, arrastando caixas e caixas de dinheiro, e ela se fechava sozinha, mas a pancada era contida pela mola.
Sempre ouvi essa história e ri dela como se tivessem me contado uma piada de salão.
Porque é implausível, vocês hão de convir, que um corrupto - inteligente e esperto, como sói acontecer com todos os corruptos - fosse dar tanta bandeira assim, guardando enorme quantidade de dinheiro em espécie em apartamento em pleno centro da cidade.
Mas olhem, acabou a brincadeira, meus caros.
Depois que a PF apreendeu mais de R$ 40 milhões em espécie em imóvel usado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), em Salvador (BA), já não está mais aqui quem ria da narração do leitor do blog, tomando-a por piada de salão.
E a propósito, esse meme lá do alto, verdadeiramente impagável, corre solto pelas redes sociais desde a tarde desta terça-feira (05).
Repita-se, pois, o que já se disse: no Brasil, a realidade da corrupção imita a piada implausível.

Nenhum comentário: