segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Imagem Peregrina visita a Justiça Federal pelo 9º ano

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitará a Justiça Federal nesta segunda-feira (25), durante missa que será celebrada no auditório do edifício-sede da Seccional, a partir das 12h, com a presença de magistrados e servidores, seus familiares e terceirizados.
O celebrante será o padre Eloi Wath, que comanda a Amidfae, associação sem fins lucrativos, mais conhecida como "Casa da Sopa". Situada no bairro do Guamá, um dos mais populosos de Belém e com maior número de famílias carentes, a entidade distribui gratuitamente mais de 2 mil pratos de sopas por dia, na hora do almoço, além de cestas básicas, e oferece tratamento médico e odontológico, dentre outros serviços.
No ano passado, durante a visita da Imagem Peregrina à Justiça Federal, no dia 28 de outubro, foram arrecadados cerca de 300 quilos de alimentos não-perecíveis destinados à Amidfae. Este ano, a Comissão Organizadora pediu a colaboração de servidores e magistrados, para que contribuam com fraldas geriátricas, a serem doadas ao Asilo São Vicente de Paulo, e alimentos não-perecíveis para a Casa da Sopa. Os produtos poderão ser entregues no balcão de atendimento da 12ª Vara Federal, no segundo andar do edifício-sede da Seção Judiciária, até o dia 25 de setembro, às 11h.
A juíza federal Carina Senna, diretora do Foro em exercício, ressaltou que a visitação da Imagem Peregrina à Justiça Federal já está se tornando uma tradição que se repete há nove anos e marca um momento especial de fraternidade. “O Círio de Nazaré desponta como um evento único, singular, seja por sua indiscutível dimensão cultural, seja pela devoção entre os que são movidos essencialmente pelo espírito religioso. Nesse sentido, acho que receber a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré na Justiça Federal é uma expressão de fé e um momento de comunhão entre magistrados, servidores, terceirizados e jurisdicionados”, ressaltou a magistrada.
Patrimônio cultural - Realizado pela primeira vez no ano de 1793, o Círio aconteceu no segundo domingo de outubro e tem reunido nos últimos anos mais de 1,5 milhão de pessoas, conforme levantamentos que têm sido feitos pelo Departamento Sindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese-PA). Além de seu significado religioso, a procissão também reúne elementos que já se inscreveram entre algumas das maiores manifestações culturais do Estado e do País.
Em setembro de 2004, o Círio de Nazaré foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural de natureza imaterial. Em dezembro de 2013, a romaria foi incluída na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), conforme decisão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial.

Nenhum comentário: