segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Com apenas 700 alunos, Moderno passa ao controle do Universo

Para quem acompanhava, ou acompanha, intramuros a trajetória do Colégio Moderno nos últimos anos, não foi nenhuma surpresa a venda do estabelecimento para o Sistema de Ensino Universo.
A falta de entendimentos entre os sócios do colégio, o desinteresse em geri-lo dentro de moldes empresariais mais arrojados e a pouca sintonia entre o perfil pedagógico que o Moderno mantinha com as aspirações e expectativas de uma clientela cada vez mais exigente acabaram por submeter a instituição a um lento, prolongado e continuado naufrágio.
Em seus tempos áureos, nas décadas de 1960 e 1970, o Moderno tinha nada menos de 3.500 alunos. Atualmente, está reduzido a cerca de 700. E apenas neste ano, segundo o Espaço Aberto apurou,  a evasão ficou em 500 alunos, entre os quais as filhas de um dos ex-dirigentes da escola. "Em verdade, o  Moderno foi vendido para não fechar", comentou uma fonte com o blog.
Em meados da semana passada, circulou pela WhatsApp mensagem em que o Sistema Universo anuncia ter assumido Controle do Moderno no dia 13 de dezembro.
"É com grande prazer que o Sistema de Ensino Universo anuncia que, a partir de hoje (13/12/2017), assume a gerência do Colégio Moderno. O Colégio Moderno e o Sistema de Ensino Universo são instituições tradicionais no cenário educacional paraense e a partir de agora vão unir forças para caminhar juntos, com objetivo de fazer da escola um espaço de debate, de diálogo, de discussão, caracterizando-se por privilegiar o trabalho coletivo, a participação, a ousadia, frente aos desafios das diversas ordens: sociais, políticas, econômicas, culturais e educacionais, preconizando um futuro que, ao invés de preconcebido e de predeterminado, vai sendo, aos poucos, construído", diz a nota do Universo.
No caso do Moderno, um futuro que precisará, literalmente, ser reconstruído.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu, "ex-modernista" na década de 60 , fico triste.
Tomara os novos donos não deixam morrer por inanição.:(

Anônimo disse...

Muito triste que se acabe assim.

Anônimo disse...

Universo não está bem no enem. Vai precisar mais que dinheiro pra melhorar ambos.