terça-feira, 24 de abril de 2018

Por que o MP se precipitou em pedir que o processo de Helder vá para o STF?

Não entendi.
Mas estou disposto a entender.
Faça-me entender quem for capaz, mas ficou meio, digamos assim, desconectada da lógica a iniciativa do Ministério Público do Pará de pedir à Vara Criminal de Marituba que o processo de crimes ambientais no aterro sanitário da cidade seja remetido ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A solicitação se ampara no fato de que Helder Barbalho, pré-candidato do MDB ao governo do Pará, é citado nas interceptações telefônicas da operação Gramacho, que investiga os danos causados pelo lixão na Região Metropolitana de Belém.
E o que tem a ver Helder, o MP e o Supremo?
É que o MP protocolou o pedido no dia 27 de março, quando o emedebista ainda era ministro da Integração Nacional e, portanto, a prerrogativa de função, inerente ao cargo, atraía todos os processos para o Supremo.
Mas, gente, o MP não poderia esperar uma semana, dez dias a mais, para aguardar Helder se desincompatibilizar?
O MP não sabia o que o mundo inteiro já sabia: que Helder deixaria o ministério e, portanto, perderia o foro privilegiado, para ser candidato no Pará?
Parece que não sabia, o que é estranho.
Se sabia, por que não esperou?
Resultado: o MP mandou essa solicitação, que vai levar 950 mil anos para simplesmente apreciar o pedido e dizer que, como Helder não é mais ministro, o juízo natural é mesmo a Vara Criminal de Marituba.
Então, entre idas e vindas, vindas e idas, essa parada vai custar muito a desempacar.
Em nota, Helder considera descabidas as alegações do MP. Ele destaca que a licença ambiental do Aterro de Marituba foi concedida pelo atual governador, Simão Jatene, do PSDB. "Nenhuma Prefeitura que utiliza o aterro tem relações com o MDB", diz.
Helder diz ainda que "não é minha prática facilitar a vida de empresas, ao contrário: nossos adversários é que são lenientes e estão no centro do maior escândalo ambiental do Pará, o vazamento provocado em Barcarena pela multinacional norueguesa Hydro. Por tudo isso, considero esta especulação totalmente política, com o objetivo de atingir minha pré-candidatura ao governo do Estado.”
Abaixo, imagens de alguns trechos da solicitação do MP.




Nenhum comentário: